Skip to main content link. Accesskey S
  • Siga-nos:Assine nosso RSSSiga-nos no TwitterJunte-se a nós no FacebookJunte-se a nós no LinkedInJunte-se a nós no Google Buzz
  • Anônimo
  • Senha:
    Login

Dicas e Truques 

 Enviar Pesquisa

Dicas e Truques

Home > Criado por Email > Dicas para falar em público

Pagina ainda não foi avaliada
*Faça o login para avaliar a página
Dicas para falar em público

Dicas para falar em público

Mesmo que você não seja um palestrante profissional, é preciso estar preparado para soltar a voz em apresentações corporativas. Leia abaixo algumas dicas:

·        Comporte-se da maneira mais natural possível. Fale em público como se estivesse conversando de forma animada com um grupo de amigos.

·        Acerte o volume de voz de acordo com o ambiente. Não fale muito alto para não agredir, nem muito baixo, senão não será compreendido.

·        Pronuncie bem as palavras mantendo a naturalidade. Articular exageradamente a fala só como recurso estético pode levar ao artificialismo.

·        Mantenha um ritmo agradável. Para isso é preciso alternar o volume da voz e a velocidade da fala. Quem fala sempre com o mesmo volume e a mesma velocidade pode comprometer o interesse dos ouvintes.

·        Use o vocabulário adequado. É prudente evitar palavrões e excesso de gírias, termos incomuns e expressões técnicas para grupos de atividades profissionais distintas.

·        Elimine vícios como “né?”, “tá?”, e “ok?” no fim das  frases, e os “ããããã”, “ééééé´” nas pausas.

·        Evite falar com as mãos nos bolsos ou com os braços nas costas ou cruzados. Observe a reação de ouvintes para que se sintam prestigiados e incluídos.

·        Prepare-se com antecedência. Estudar bastante o assunto e conhecer o público, para não dar informações muito avançadas ou muito simplórias, ajudam a diminuir a ansiedade.

·        Quando possível, chegue mais cedo ao local da apresentação e certifique-se que todos os aparelhos estão em ordem.

·        No início de uma apresentação, a descarga de adrenalina provoca nervosismo. Por isso, é preciso relaxar e metabolizar o excesso de hormônio. Antes de começar a falar, arrumar as anotações, ajeitar o microfone e falar pausadamente e com volume de voz reduzido, para não demonstrar instabilidade.

·        Quando estiver prestes a finalizar sua apresentação, utilize expressões como “e, para encerrar”, “chegou a hora de encerrar”, “chega o momento de concluir”, assim o público já se prepara para o final, evitando a frustração de um encerramento abrupto.

·        Ao término da apresentação, não saia correndo, tire as dúvidas que surgirem pessoalmente.



"O conteúdo desta mensagem é meramente informativo e não constitui obrigação ou responsabilidade da SUPERA"

Se V. Sa. a recebeu por engano, favor eliminá-la e notificar o remetente por e-mail.
Divulgado por: Déborah Tavares de Azevedo Japiassu
Divulgado em: January 5, 2012 2:42:45 PM 
Última Publicação por: Nunca foi publicado
Última Publicação em: Nunca